segunda-feira, 16 de junho de 2008

"There's a way to be good again"


Khaled Hosseini foi a mão que escreveu o livro O Menino de Cabul (The Kite Runner), já adaptado ao grande ecrã. Este livro narra a história de dois amigos no Afganistão e como um segredo e uma guerra os afasta. A narração tem lugar antes e durante a invasão das tropas russas ao território afgão e aproxima-nos um pouco de uma realidade tão distante da nossa. Na minha opinião, e para não fugir à regra, o livro é mil vezes melhor que o filme, perdem-se muitas descrições, muitos momentos que acabamos por não entender na sua plenitude e que são essenciais no conjunto.


Sem dúvida, a não perder!



O filme vai estar no Braga Shopping esta semana: http://www.braga.com.pt/eve_det.asp?eveid=9266



"Um dia, no Verão passado, o meu amigo Rahim Khan telefonou-me do Paquistão a pedir-me que fosse visitá-lo. De pé na cozinha, com o auscultador encostado ao ouvido, percebi que não era só Rahim Khan que estava do outro lado da linha. Era todo o meu passado, os meus pecados por expiar. Depois de desligar, fui dar um passeio ao lago Spreckels, no extremo norte do Golden Gate Park. O sol do princípio da tarde reflectia-se na água onde dezenas de barcos em miniatura deslizavam ao sabor da brisa leve. Depois olhei para cima e vi dois papagaios de papel vermelhos, com longas caudas azuis, subir no céu. Flutuavam muito acima das árvores, no lado ocidental do parque, mais altos do que os moinhos de vento, ondulando lado a lado como dois olhos debruçados sobre São Francisco, a cidade que é hoje a minha. E de repente a voz de Hassan murmurou na minha cabeça: «Por ti, tudo.» Hassan, que lançava papagaios de papel e tinha lábio leporino."
Filipa Gonçalves

Sem comentários: