sábado, 5 de janeiro de 2008

Sebastião Salgado




Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro de renome internacional e um dos meus fotógrafos preferidos, por uma simples razão: tudo! O tema das fotografias, o facto de serem b&w, o curriculo impressionante que tem, a atitude dele, enfim...



Aqui fica um bocadinho da história deste SENHOR: Licenciou-se em economia e só mais tarde, em 1973, se dedicou à fotografia. Publicou o 1º livro em 1986, com fotografias da pobreza da América-latina, nesse mesmo ano, e fruto de 15 meses de colaboração com a organização Médicos Sem Fronteiras, publicou o seu 2º livro, O fim do Caminho, retratando a seca vivida na África setentrional. Entre 86 e 91 reuniu o retrato de trabalhadores que seriam tema do seu terceiro livro, Trabalhadores. De 1993 a 99 Sebastião Salgado dedicou-se a seguir os fluxos migratórios e daí surgiram os seus seguintes livros, Migrações e Crianças (2000), que trouxeram reconhecimento ao seu nome. Foi nomeado Representante Especial da UNICEF em Abril de 2001 pelo seu trabalho de fotojornalismo, cobrindo a situação de 41 países num espaço de 7 anos. Quando confrontado com o porquê de ter feito o que fez, SS reponde o seguinte:



"Espero que tanto como indivíduos, grupos ou uma sociedade, façamos uma pausa para pensar na condição humana na virada do milénio. Na sua forma mais brutal, o individualismo continua sendo uma fórmula para catástrofes. É preciso repensar a forma como coexistimos no mundo."




O seu trabalho resultou num total de 10 livros e muitas exposições "Desejo que cada pessoa que entre numa das minhas exposições seja, ao sair, uma pessoa diferente".




Sem comentários: