sábado, 5 de dezembro de 2009

Granada ya no es lo que era...


É triste, mas Granada perdeu encanto graças aos órgãos máximos de poder da própria cidade.
Recentemente foi aprovada uma Ordenanza que servirá para "regular" a vida em sociedade, esta lei, não sei se será o termo correcto a aplicar, não só dita como se deve agir em sociedade como também aplica coimas a quem violar a mesma.

Em traços muito gerais, e para verem a que ponto chega esta estupidez, passo a explicar algumas das alíneas contidas no documento:

- A manifestação de arte espontânea está PROIBIDA na rua! - para quem já visitou Granada sabe que o espírito da cidade está na música que se ouve na rua, nos ciganos a tocarem guitarra e a cantarem no Mirador de San Nicolás, nos malabaristas que estão em frente à catedral, nas ciganas que praticamente nos tiram as mãos dos bolsos para nos lerem a sina, na cultura que flui naturalmente na cidade... A mesma lei se aplica se quisermos pegar numa guitarra, entre amigos, e tocar qualquer coisa na rua.

- É PROIBIDO pedir esmola ou dormir na rua! - Não creio que quem durma na rua o faça de livre e espontânea vontade, especialmente tendo em conta as temperaturas estremas que atinge Granada, quer no Verão, quer no Inverno...

- É PROIBIDO comer e beber na rua! - Independentemente do que seja, poderão ser multados caso sejam vistos pelas autoridades locais.

- É PROIBIDO distribuir panfletos ou afixar cartazes! - Lá se vai um meio bastante eficaz de publicitar qualquer evento cultural, ou não.

- É PROIBIDO andar embriagado na rua! - Boa sorte com esta! :P

- É PROIBIDO qualquer trabalho ou actividade monetária na via pública! - Inclusive o anúncio de quartos para alugar que tanto jeito me deram quando fiz Erasmus ou quando alguém quer vender uma ninhada de gatinhos.

- É PROIBIDO jogar à bola ou correr na rua fora do estipulado pelo documento! - eles regulam como e quando as crianças podem fazê-lo.

Em suma, para quem passou por toda uma ditadura para ver as suas liberdades asseguradas isto parece-me um GRANDE passo atrás! E se o objectivo é "tapar os olhos" aos turistas para que só vejam o bonito de Granada e aumentar o turismo, eu, enquanto turista, vou pensar se volto a uma cidade que perdeu o espírito e a sua personalidade graças a um governo repressor.

Se estiverem interessados no tema fica o link (em espanhol) com mais informação e a Ordenanza: http://www.eldelitodelarte.org/index.php?id=73

Filipa Gonçalves

4 comentários:

Unknown disse...

é muito triste isso..

Cristóvão disse...

Daqui a pouco também vão proibir as pessoas de andar na rua porque podem estragar os passeios...
Tenho saudades de comer um crepe no café "El Tren" :-)

Unknown disse...

Basicamente vão tentar desmembrar Granada!...até à morte.
Eu vou la espalhar a "justiça de Fafe" um dia destes... que raio de estupidez! :S

Igor disse...

De facto, que tristeza! Parece que não estamos no século XXI...